segunda-feira, 11 de março de 2013

Gravidez psicológica em cães.



A gravidez psicológica não ocorre apenas em pessoas, animais podem também sofrer desse tipo de distúrbio. A causa exata para que isso ocorra ainda não é bem conhecida. No entanto o que se sabe é que ocorre um desbalanço hormonal para que aconteça a gravidez psicológica. Quando existe um excesso de prolactina e uma diminuição de progesterona, aparecem os sintomas da gravidez psicológica.

A gravidez psicológica aparece em animais de 8 à 12 semanas após o estro e mesmo não ocorrendo a cruza com um macho exibe os sintomas de uma gravidez. Os sintomas de uma gravidez psicológica aparecem não só no físico, mas também no emocional do animal. As glândulas mamárias são as primeiras a serem visualizadas, elas ficam bem proeminentes, muitas vezes o animal chega inclusive a secretar leite. Aumento abdominal, alterações na vagina, e até mesmo enjôos matinais podem ser sintomas associados a gravidez psicológica.

Além disso, muitas fêmeas apresentam os instintos maternos bem aguçados, elas costumam cuidar de brinquedos como se fossem seus filhotes, podem se tornar animais agressivos com intuito de proteger a “cria”.  A melhor maneira de evitar isso é castrar a fêmea, porém, é necessário tratar os sintomas no animal, para isso leve-a ao veterinário para que seja feita uma melhor avaliação.

Fonte: Bichosbrasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário