segunda-feira, 11 de março de 2013

'Praga' de gafanhotos atinge sul de Israel e Gaza.

O sul de Israel e a Faixa de Gaza vêm sendo atacados por uma praga de proporções bíblicas: nuvens de gafanhotos que chegam desde o Egito e ameaçam devastar a agricultura da região.
Agricultores próximos à fronteira com o Egito dizem que mais de um terço de suas plantações já foi atacada.
Sul de Israel e Faixa de Gaza vêm sendo atacados por nuvens de gafanhotos (Foto: BBC)Sul de Israel e Faixa de Gaza vêm sendo atacados por nuvens de gafanhotos que vêm do Egito (Foto: BBC)
As autoridades locais estão usando pesticidas borrifados a partir de caminhões e aviões para tentar erradicar os insetos.
Autoridades locais usam pesticidas borrifados de caminhões e aviões (Foto: BBC)Autoridades locais têm usado pesticidas borrifados de caminhões e aviões para combater praga (Foto: BBC)
Os gafanhotos aparecem três semanas antes da Páscoa judaica, festa que lembra as pragas que abateram o Egito na época de Moisés. E uma das citadas na Bíblia era justamente a dos gafanhotos.
Rane diz que pretende comer gafanhotos (Foto: BBC)Judeu diz que quer comer os insetos (Foto: BBC)
Além dos métodos tradicionais de combate aos insetos, alguns israelenses têm encontrado métodos alternativos. O morador de Tel Aviv Meir Rane conta que viajou durante a madrugada ao sul do país para coletar os gafanhotos no período em que eles param de voar.
Rane diz que pretende comê-los, já que as escrituras judaicas consideram o inseto como kosher (alimento em conformidade com as leis da religião judaica).
"No forno, os gafanhotos ficam parecendo batatas fritas e são deliciosos com molho de churrasco", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário