terça-feira, 16 de abril de 2013

Maus-tratos a animais dentro de instituição de ensino são denunciados nas redes sociais.

ALAGOAS

Professores e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no município de Satuba, interior do Estado, utilizaram as redes sociais para reclamar contra a segurança e o mau zelo com os animais presentes na instituição, que são explorados como objetos de estudo em cursos como o de zootecnia e agropecuária.
A professora de zootecnia da instituição, Carla Cordeiro, utilizou o seu próprio Facebook para mostrar o que, segundo ela, seria mais um caso de violência contra os animais do campus. Na publicação, Carla revela que o problema de maus-tratos aos bichos é antigo.
Segundo ela, em 2012 vários ovinos foram levados das instalações do campus, tendo seus corpos encontrados dias depois, nas imediações da instituição. Outro caso que chamou atenção dos professores foi o de uma cabra que foi violentada até a morte.
Em 2013, ela conta que na aula inaugural do primeiro semestre, um cavalo foi encontrado com muitos ferimentos. “A direção instalou poucas câmeras para vigiar o campus, mas só isso não resolve. Eles dizem que é muito caro contratar vigilantes. Estamos com muito medo”, diz a professora que já solicitou mais segurança para os animais da instituição.
O diretor geral do Campus em Satuba, Anselmo Lúcio, afirmou que tem conhecimento da situação. Segundo o diretor, após os casos de maus-tratos, ele pediu ajuda das Polícias Civil e Militar, além do Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Ainda segundo ele, os casos de violência são praticados por pessoas de fora da instituição. “Nós estamos fazendo de tudo para controlar a situação. Nosso campus é muito grande e, por isso, é muito difícil controlar. Investimos R$ 42 mil por mês em segurança particular, além de R$ 233 mil em 80 câmeras de segurança”, diz.
Fonte: G1

Nota da Redação: 
O descaso desta instituição, além da crueldade de se manter animais aprisionados para estudo, é revoltante. Como se pode pensar em valores quando se trata da segurança de animais inocentes que, além de explorados, ainda são violentamente torturados por seres criminosos? A segurança desses animais, assim como suas vidas, estão sendo negligenciadas por essa instituição, colocando em risco o bem-estar deles. Isso é um caso grave de maus-tratos e, assim como qualquer um que detenha a guarda de animais, é obrigação da Ifal manter os animais em segurança. É agora uma obrigação da polícia punir a negligência da instituição, já que tal ato constituí maus-tratos. Quanto à Ifal, cabe zelar pelos animais, tratando-os com o respeito e dignidade que eles merecem, preservando sua saúde e vida.  

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário