terça-feira, 21 de maio de 2013

Grupo apresenta plano de manejo para pombos em Londrina (PR)

Após mais de um mês de trabalho, a comissão formada pelo poder público, sociedade civil e especialistas para discutir o manejo da superpopulação de pombos em Londrina (PR) apresentará os resultados na noite desta segunda-feira (20). Os principais encaminhamentos são a tentativa de repelência eletromagnética, a limpeza dos espaços públicos e um censo das aves.

O secretário municipal do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, informou na manhã desta segunda-feira que novas formas de limpeza das fezes serão adotadas, especialmente para impedir que água contaminada chegue aos córregos e ao Lago Igapó. Caminhões com sucção devem ser adotados.
“Na quarta-feira (22), nós já vamos receber caminhões para fazer um teste na Praça 7 de Setembro. Está vindo uma empresa, de Maringá, segundo adiantaram, eles vão trazer quatro caminhões de diferentes modelos para observamos como vai funcionar e aí fazer a opção”, explicou.
Brito destacou que a principal urgência nesse momento é manter os espaços públicos limpos, tirando a concentração de fezes e amenizando o mau cheiro, especialmente no Bosque Central.
                                                                                     (Foto: Parra & Alegre)

“O manejo é a longo prazo, esse não é um problema que se formou agora, é uma coisa da evolução da cidade nos últimos 30, 40 anos. Não é da noite para o dia que vamos resolver isso, mas para a população o que é importante é que os espaços que ela usufrua tenham qualidade. Eu acho que se a gente melhorar, com uma limpeza eficiente, a sensação da população é que o problema foi resolvido”, disse.
Um estudo será coordenado pelo professor Mário Orsi da Universidade Estadual de Londrina para, primeiramente, descobrir qual a quantidade atual de aves. Também será feito um levantamento sobre todos os pontos de armazenamento de grãos, que participam da alimentação dos animais.
Na primeira semana de junho, uma empresa de São Paulo virá a Londrina fazer um projeto piloto de repelência eletromagnética das aves no Bosque Central. O município também vai avaliar para onde os pombos poderão se deslocar, tentando traçar maneiras de impedir novos desequilíbrios e extermínios.
A reunião de apresentação dos dados sobre o plano de manejo será realizada às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).
Fonte: O Diário.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário