terça-feira, 15 de outubro de 2013

Moradores plantam palma para matar a sede dos animais no Sul do Piauí.


                                                                                 Foto: Divulgação/ Cidade Verde
Produtores dos municípios de Padre Marcos, Paulistana e Jaicós, no Sul do Piauí, fizeram plantações de palma forrageira adensada. A planta espinhosa e rica em água é usada para matar a sede dos animais durante o período de estiagem.
Tutores de cabras, bodes, cavalos e bois trabalham para garantir essa reserva energética até 2015. A iniciativa do programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal beneficia mais de 20 mil pequenos produtores no vale do rio Guaribas.
Para tanto, foram treinados 25 técnicos na região. Eles trabalham no cultivo, trato cultural, controle de pragas e manejo alimentar da planta. A ideia é fazer com que 90% dos moradores da região tenham como reproduzir a palma até 2015, com irrigação por gotejamento de água.

                                                                                        Foto: Divulgação/ Cidade Verde
O veterinário Anísio Ferreira explica que a Nopalea, conhecida como Miúda, é a melhor variedade de palma a ser utilizada. “Ela possui 90 por cento de água, o que permite alimentar e garantir a plena dieta hídrica dos animais nos períodos críticos de seca”.
Com nove quilos de palma, animais estarão consumindo 7,2 litros de água. Um animal de 40 quilos vivo precisa de 12 quilos de forragem verde e oito litros de água diários, segundo o veterinário.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário