terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cortar rabo de animais é prática cruel e crime previsto por lei.

ESTÉTICA BÁRBARA

                       A prática só deve ser utilizada em casos extremos, como o de acidente. (Foto: Divulgação)
Objetos como liga de borracha, fio de nylon, faca e tesoura são utilizados para cortar a cauda de animais de estimação. Os motivos normalmente são estéticos e se engana quem acha que apenas os cachorros são os alvos. Os gatos também são mutilados ainda quando filhotes. O rabo serve para dar equilíbrio, se comunicar com outros animais, expressar emoções e até se defender instintivamente. É por isso que especialistas repudiam seu corte, criminalizam quem faz isso e enxergam apenas como um ato de pura ignorância por achar que o animal de determinada raça ficaria “mais bonito”.
Em 2008, o Conselho Federal de Medicina Veterinária criou a resolução de número 877/08, não recomendando o corte da calda nas clínicas veterinárias. Quatro anos depois a resolução foi revista. Então, em 2012, ficou resolvido que a prática seja totalmente proibida. Até mesmo quem fizer isso em casa poderá responder pelo crime federal de violência contra animal, previsto na Lei federal de Meio Ambiente nº 9.605/98.
Um dos membros da comissão que participou diretamente na criação e reformação que discute o corte do rabo do animal no Brasil é o veterinário Marcelo Teixeira. “A gente entende que cortar a cauda é um verdadeiro absurdo. O dono faz isso por questão de estética, mas está errado. Amputações como essas só podem ser feitas em casos extremos, como em acidentes, onde o ferimento no local é tão grave que há a necessidade da amputação”, disse.
O doutor Marcelo Teixeira ainda reforça o que pode acontecer se algum profissional de veterinária cortar o rabo do animal indevidamente. “Ele pode perder o direito de exercer a profissão. Antigamente, se mandavam também cortar as unhas dos gatos para não arranhar os sofás de casa e até arrancar as orelhas dos cachorros que eram colocados para brigar. Na verdade tudo isso é caso de polícia”, completou. Portanto, nada de cortar ou mandar fazer isso com o rabo do pobre do bicho, seja ele de uma raça ou de outra.

Com informações de Amaraji Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário