terça-feira, 21 de janeiro de 2014

FISCALIZAÇÃO DA VELOCIDADE DIMINUI ATROPELAMENTO DE ANIMAIS.

Atropelamento de animais cai pela metade com mais radares em estrada do MS
Até os anos 1990, pelos menos quatro animais morriam atropelados todos os dias (Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado)
A instalação de radares na BR-262 entre Anastácio e Corumbá é um dos fatores que ajudou a reduzir pela metade o índice de atropelamento de animais. Enquanto estudo oficial concluído em maio de 2012 apontava três animais mortos a cada dois dias, em 1990 eram quatro mortes por dia.
Conforme a publicação, hoje, por esse trecho o motorista cruza por ao menos vinte redutores de velocidade, três vezes mais que os equipamentos instalados ali até cinco anos atrás.
O controle da pesquisa é do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), braço da Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição que desde 2012 desenvolve na BR-262 o Programa de Monitoramento de Atropelamentos de Fauna.
De junho de 2011 a maio de 2012, o engenheiro ambiental Eduardo Mattos, do ITTI, atravessou por seguidas vezes a estrada que chega ao Pantanal, a partir de Anastácio, e apurou que no período 610 animais foram mortos atropelados.
Mattos disse que vai retomar a pesquisa pelo mesmo trajeto, a partir deste mês. Ele não quis arriscar um percentual indicando a queda no atropelamento, no entanto, acha que as mortes “caíram mais da metade”.

Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário