segunda-feira, 31 de março de 2014

Carrapatos podem ser os principais inimigos dos seus cães.


Carrapatos são aracnídeos parasitas que se alimentam do sangue dos seus hospedeiros, podendo causar uma variedade de doenças às mais diversificadas espécies. Com auxílio de pesquisa do livro “Primeiros socorros para cães e Gatos”, de Amy D. Shojai, a equipe de reportagem do Notícia Animal aborda as principais mazelas transmitidas por carrapatos aos cães de estimação.

Babesiose - No Brasil esta doença é endêmica no Nordeste, sendo relatados poucos casos dos estados do Sul e Sudeste. É caracterizada por uma febre elevada e severa anemia, tornando o animal extremamente apático. Danifica o fígado, os rins e o baço, além da possibilidade de lesões neurológicas. Sem o tratamento adequado, os cães podem vir a óbito em até quatro dias após a contaminação.

Erliquiose - Trata-se de uma doença de sintomas clínicos variados, destacando-se febre elevada e hemorragia nasal. A supressão do sistema imunológico dos animais contaminados pode levar a complicações secundárias que agravam o quadro clínico. São relatados casos dessa doença em todas as regiões do Brasil.

Doença de Lyme -
É a doença transmitida por carrapatos mais comum nos Estados Unidos, mas no Brasil apresentaram-se focos somente em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Animais contaminados geralmente mancam, ficam apáticos e apresentam febre alta. Casos associados de erupções na pele também podem ocorrer.

Febre maculosa - É caracterizada por febre alta, rigidez, dificuldade respiratória, vômito, diarreia, inchaço na pata e no focinho, sangramento no nariz, na urina e nas fezes. É uma doença grave que pode causar óbito. No Brasil, os principais focos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

Paralisia do carrapato - Está associada a uma neurotoxina presente na saliva do carrapato que gradativamente paralisa o cão em um período de 48 a 72 horas. Com a remoção dos parasitas a paralisia pode ser revertida.

A prevenção é o melhor remédio -
Importante ressaltar que o controle de carrapatos no ambiente onde seu melhor amigo mora, é a forma mais adequada de evitar a contaminação de qualquer doença acima relatada.

Recomenda-se frequente higienização do local e do animal, além do uso de carrapaticidas, conforme recomendações de um médico veterinário. O profissional deve ser consultado também no caso de qualquer sintoma apresentado pelo seu pet, caso ele apresente carrapatos. Lembre-se: Basta apenas UM carrapato contaminado para que a doença se manifeste e apenas um profissional capacitado pode diagnosticar e tratar o seu cachorro de estimação.

Fotografia: Arquivo Notícia Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário