quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dicas para gatos em apartamentos:


O que devemos ter quando adquirimos um gatinho

   Bom, vamos começar pelo pacote básico: 

Primeira dica: todo gatinho necessita de comida, água e claro o principal, um lugar para fazer suas necessidades. Uma ótima dica para se dar é a escolha de um lugar tranqüilo da casa com pouco movimento para o gatinho se sentir confortável para se aliviar. Um erro bastante comum é colocar as vasilhinhas de comida do gatinho próximo da caixa de areia, desta forma o gatinho não vai comer ou não vai usar o banheiro, não faça essa escolha, pois não vai dar certo, coloque em lugares distantes um dos outros e nunca perto. Existe atualmente um número grande de opções de areias higiênicas no mercado faça o teste com marcas diferentes e veja qual é a areia que seu gatinho se adapte melhor. Depois de descobrir a areia predileta do gatinho experimente adicionar farinha de mandioca junto à areia, pois ajuda a firmar os torrões e evita a dar mau cheiro.  Outra dica super importante que não podemos esquecer é quanto ao número de caixas de areias que devemos ter: a cada gatinho devemos ter duas caixinhas de areia, assim se uma estiver suja ele terá a outra para utilizar. Lembrete quanto à quantidade de areia deve ser colocada: a areia deve apenas tampar o fundo da bandeja, nunca devemos encher a bandeja toda com a areia, também devemos retirar a areia e limpar a caixinha uma vez por semana jogando todo o seu conteúdo fora, lave a bandeja, seque e dessa forma ela estará pronta para ser utilizada novamente.   
  

 Para quem tem gato aposto que já passou por isso, quando o gatinho acaba de utiliza a areia ele tem a mania de tampar as necessidades com as patinhas, como se estivesse enterrando e logo depois ele sai da caixa de areia deixando restos da areia pela casa, para corrigir isso eu utilizei duas coisas: a primeira é colocar a caixa de areia dentro de uma caixa de papelão deitada, a caixa de papelão deve estar sem tampa e a mesma virada para frente, assim o gatinho poderá utilizar sem problemas, a segunda é utilizar aqueles tapetes emborrachados de plástico logo na saída da caixa de papelão assim se tive alguma areia na patinha do gatinho ela vai ficar no tapete evitando bagunça e sujeiras pela casa.

           Segunda dica: Gatinhos de apartamento necessitam fazer exercícios e subir em lugares altos, devemos ter a consciência que o gatinho vai subir em alguns móveis da casa, prateleiras e que isso é uma forma dele se exercitar. O gato também pode adquirir o habito de subir em mesas ou até mesmo em alguns lugares da cozinha, se você não quer que seu gatinho faça isso existem duas formas de ensiná-lo: a primeira seria colocar água em um borrifador esguichando a água na direção do gato devendo corrigi-lo prontamente quando ele subir em algum lugar que você não quer que ele suba, a outra maneira seria colocar fitas dupla face em tiras no móvel ou mesa que você não deseja que ele suba, quando ele subir ele vai sentir que suas patinhas estarão colando, grudando em contato com a fita, o gato não vai gosta da sensação e vai parar com o tempo de subir nesse local. 


          Terceira dica: Todo gatinho que mora em apartamento deve ter um arranhador, ele deve ficar próximo ao local que você gostaria que ele não arranhasse, como por exemplo, seu sofá. Um atrativo para o gatinho usar certos brinquedos e seu arranhador é ter catnip, uma erva para gatos, você deve utilizar a erva nos locais que você deseja que seu gato utilize e brinque, passe a erva nesses objetos ou locais pelo menos duas vezes na semana, essa erva é excelente para ajudar seu gatinho a ser mais feliz e se tornar um gato mais educado.   


            Quarta e ultima dica: Os gatos são animais maravilhosos, pois são independentes, higiênicos e podem ficar sozinhos por algum tempo do dia sem problemas.  As pessoas acham que por terem essas qualidades podem deixar o gato mais jogado pela casa sem dar muita atenção e isso não é um comportamento de quem gosta de animais, todo gatinho deve brincar com seu dono e precisam que uma dose de carinho e atenção diária. Os gatinhos devem ser escovados, acariciados, dever ter as unhas cortadas, as orelhinhas e olhos limpo e claro tomar um banho de vez em quando, dessa forma o gato evita de ter problemas com as bolas de pelos que é bem comum devido à lambedura que o gato faz ao se limpar. Todos esses procedimentos vão garantir uma vida saudável e feliz ao seu lado com muitos anos de vida ao seu lado. 

Alessandra Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário