terça-feira, 20 de maio de 2014

Gata com filhotes é flagrada aquecendo pássaros em Pratinha (MG)


Cena inusitada
 
                                                                        Foto: Yuri Carneiro/Arquivo Pessoal

A cena é diferente. Enquanto alguns gatos atacam pássaros, nas fotos enviadas pelo técnico agrícola Yuri Carneiro, uma gata aquece duas maritacas. A cena foi registrada na fazenda onde Yuri mora em Pratinha, no Alto Paranaíba, no último mês. De acordo com ele, a gata e a maritaca tiveram filhotes na mesma época, debaixo do assoalho da casa. A veterinária Fernanda Gomes disse que o comportamento pode estar relacionado com a época de frio e com o instinto maternal.

Yuri disse que ouviu sons de pássaros e miados de gatos e procurou embaixo do assoalho da casa. Ele se surpreendeu quando encontrou a gata aquecendo as maritacas. “Quando eu vi, eu fiquei sem entender, porque normalmente gatos atacam pássaros. Especialmente neste caso, pois ela tinha dado cria e poderia defender os filhotes. Mas eles estavam todos juntinhos, a gata, os filhotes dela e os dois filhotes da maritaca”, contou.

De acordo com Yuri, a mãe dos pássaros também ficava próxima. Ele disse que os gatos tinham cerca de dez dias quando ele percebeu a situação. “Eles ficaram juntos por 20 dias, logo depois eu vi que os pássaros tinham voado. A impressão que dava era que a gata tinha adotado as maritacas, porque ela ficava em cima delas, como se fossem filhotes”, disse.

A veterinária Fernanda Gomes explicou que este comportamento pode estar relacionado com o frio e que a gata não atacou os pássaros possivelmente porque já estava acostumada com a espécie. “Teoricamente, o gato come ave, porém, gatos de fazenda estão acostumados com galinhas, por exemplo, e a convivência fica normal. A gata foi receptiva, pois tinha acabado de dar crias. Já os filhotes de pássaros precisavam se aquecer, devido à temperatura do ovo que acabou de eclodir. A tendência é procurar uma fonte de calor. Eles encontraram a gata”, explicou.

Segundo Fernanda, a mãe maritaca alimenta os pássaros e assim que os filhotes estão prontos para pegarem os próprios alimentos, eles voam. “Mesmo que eles estivessem juntos da gatinha, eles iriam voar, porque é o ciclo da vida deles”, disse. No entanto, de acordo com Fernanda, apesar desta gata ter aceitado os pássaros, é preciso sempre ficar atento. “Pode ser que este mesmo animal em outro caso não aceite. Tudo pode estar relacionado com instinto materno”, contou.

                                                                 Foto: Yuri Carneiro, Arquivo Pessoal

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário