segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tramandaí (RS) cria Departamento do Bem-Estar Animal



A Administração Municipal de Tramandaí criou recentemente o Departamento do Bem Estar Animal vinculado a Secretaria de Meio Ambiente. Cabe ao Departamento: formular e executar políticas públicas sobre a posse responsável de animais domésticos e controle populacional de animais de rua, fiscalizar maus tratos e realizar campanhas preventivas e educacionais sobre a melhor forma de tratar o animal.

Segundo a diretora do departamento Marelize Bueno a principal função do Departamento em um primeiro momento é realizar campanhas sobre a posse responsável e organizar Feiras de Adoção mensalmente para dar aos cães do Canil Municipal a oportunidade de encontrar um lar.

Futuramente, o Departamento irá realizar o senso animal que deverá ser feito pelas agentes de saúde, elas visitarão as casas para saber quantos animais há no local, a raça, se é castrado ou não, o temperamento, além de outras informações, para que a Administração Municipal possa ter uma ideia de quantos animais há em cada bairro do município. Além disso, em parceria com a Secretaria da Educação, haverá palestras em escolas municipais e capacitação de professores para que abordem o tema da posse responsável com os alunos.

O Departamento ainda irá participar da Semana do Meio Ambiente que acontece de 2 a 6 de junho, divulgando o material sobre o bem estar animal e também realizando Feira de Adoção. A diretora ressalta que não cabe ao Departamento recolher animais, contudo, “todos que tiverem interesse podem entrar em contato conosco e levar o cão recolhido das ruas para as Feiras de Adoção que serão realizadas mensalmente”.

O Departamento conta com verba anual de R$77.326, que será utilizada para a realização de ações para o bem estar animal e também para o pagamento dos dois funcionários do órgão.

O Departamento atende de segunda a sexta-feira em horário comercial, queixas de maus tratos, orientações ou mais informações sobre posse responsável e feiras de adoção podem ser obtidas pelo telefone (51) 3684.9080. Lembrando que nos finais de semana a PATRAM pode ser contatada pelo telefone (51) 3661.4620.

Fonte: Jornal Dimensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário