terça-feira, 24 de junho de 2014

Projeto garante abrigo para cães abandonados em Nova Lima (MG)

Casinhas comunitárias

                                                                                                    Foto: Divulgação

Casinhas comunitárias para cachorros que vivem na rua. Essa é a ideia de um projeto criado por moradores do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A primeira moradia já foi fixada na calçada de uma rua, no mês passado, e passou a abrigar três animais que vivem na região.

De acordo com Míriam Pirauá, 51, uma das voluntárias do projeto Cães do Jardim, a comunidade local já cuidava dos animais, dando alimentos e vacinas, mas as casinhas que eram compradas em pet shops e colocadas nas ruas sempre desapareciam.

“Pedimos ajuda ao projeto Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia (Ja.ca) para elaborar uma casa de baixo custo e que fosse difícil de ser levada. Uma empresa da região financiou a ideia, e adolescentes voluntárias elaboraram o design do protótipo e puderam aprender um novo trabalho”, conta.

As casinhas abrigam até quatro animais e têm espaço para vasilhas de água e de ração. A maior parte da estrutura é constituída por madeira reaproveitada de caixas, doada por uma empresa parceira do bairro.

A autorização para que as moradias sejam fixadas nas vias públicas de forma legal já está sendo negociada com a Prefeitura Municipal de Nova Lima. No entanto, de acordo com a voluntária, o principal problema atualmente é a carência de mão de obra.

“O valor de uma casinha é baixo. Mas, como nós não contamos com pessoas suficientes para produzir os objetos em grande escala, estamos negociando com empresas do bairro Jardim Canadá para conseguir patrocínio e mais voluntários”, explica Míriam.

Futuro. A expectativa dos atuais participantes do projeto – seis, segundo ela – é que todos os animais que vivem nas ruas do bairro sejam atendidos pelo projeto e que, com a divulgação dos resultados da iniciativa, a ideia se espalhe por bairros de Belo Horizonte.

Feito em parceria com a ONG SOS Bichos e com o Instituto Casa Branca, o projeto Cães do Jardim também promove a castração de cachorros que vivem nas ruas do bairro.

Abandono
Situação. O objetivo da castração feita pelo projeto é reduzir gradativamente o número de animais abandonados. Há praticamente um em cada esquina do bairro, relata Míriam.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário