terça-feira, 15 de julho de 2014

10 recomendações para minimizar o sofrimento dos bichos


O jogo vai começar e os fogos usados nas comemorações preocupam aqueles que realmente se importam com os animais.

É fato que a audição de cães e gatos é muito mais sensível que a nossa. Além de aterrorizar esses indefesos, fogos podem ainda causar fugas e acidentes graves. Você, guardião responsável, pode e deve minimizar esses efeitos e prevenir esses riscos. Se o seu pet costuma sofrer com os fogos, mãos à obra.
 


Siga as recomendações:

1. Coloque uma plaqueta de identificação na coleira com o número do seu telefone (residência e celular), um verdadeiro ‘bilhete de volta’ no caso de fugas. A coleira do gato deve ser elástica, para evitar enforcamentos ao se prender a galhos ou outro objeto. O microchip (saiba mais) é uma identificação perfeita e definitiva, mas não elimina o uso da plaqueta.

2. Verifique se muros, cercas e portões encontram-se em bom estado e são suficientes para impedir fugas, mesmo que o animal esteja apavorado. Antes dos jogos, acomode o bicho em um ambiente o mais protegido possível dos barulhos, dentro de casa ou em área externa, livre de perigos.

3. Nunca deixe seu cão preso em corrente. Na hora do pânico ele pode se machucar e até se enforcar. Se tiver mais de um, evite deixá-los juntos por precaução. Excitados pelo barulho, eles podem brigar e se ferir gravemente.

4. Dê alimentos leves antes dos fogos, evitando os distúrbios digestivos provocados pela agitação e pelo pânico.

5. Se mora em apartamento, verifique se as telas de proteção estão firmes e seguras. Se não tiver tela, jamais deixe as janelas abertas, sobretudo se você tem gatos e não estiver em casa na hora do jogo.

6. Antes do jogo, aproxime seu animal da TV ou do aparelho de som e, aos poucos, vá aumentando o volume para que ele se acostume com o som alto.

7. Apesar de desconfortáveis, tampões de silicone ou algodão podem ser utilizados, mas retirados imediatamente, assim que o barulho cessar.

8. Saia para passear, correr e brincar várias vezes com o seu cão no dia do jogo. Ele estará mais cansado durante a queima de fogos e o medo dos rojões será menor. Quando a queima de fogos estiver acontecendo, pegue um brinquedo que ele goste, um petisco e tente deixá-lo bem relaxado.

9. Para os gatos, procure criar um cantinho só para eles, fazendo tocas com cobertores para aumentar a sensação de proteção. Abra portas de armários e deixe os lugares que eles gostam acessíveis, além de água, comida e areia próximos.

10. Consulte um veterinário para saber sobre medicações que podem tranquilizar seu bichinho. Muitas pessoas utilizam essências extraídas de flores silvestres, conhecidos como Florais, em especial um chamado ‘Rescue’. Segundo elas, isso ajuda no equilíbrio das emoções, um recurso válido e sem contra indicações. A homeopatia também tem substâncias calmantes que podem ser utilizadas. Mas lembre-se: nunca dê medicamentos ao seu cão ou gato sem indicação médica!

 
COMEMORAÇÃO NÃO COMBINA COM SOFRIMENTO!
Ligue para seu(s) amigo(s) que ainda usam fogos e, de maneira educada e sensível, procure mostrar que os bichos não merecem sofrer para ele comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário