segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cresce venda de animais silvestres pela internet.

                                     Foto: Caio Buni/Flicker)

O Ibama registrou 324 infrações até maio deste ano no território cearense com domínios federais. As principais violações observadas pelo Ibama no Ceará são as de autuações contra animais, desmatamento e exploração irregular dos recursos naturais, além de pesca.

O chefe da Fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Ribeiro, cita as ações do órgão para combater crimes ambientais, como a caça de pássaros. “O Ibama vai para dentro do pombal, proibir que o caçador entre naquela região, é o preventivo. Estamos apreendendo aqueles que são desobedientes e entram de moto, de carro e vão para fazer comércio”, diz.

Outro crime que tem se tornado bastante comum é a venda de animais através da internet. Rolfran explica as medidas que estão sendo tomadas para inibir a prática. “Vamos ao local, apuramos a denúncia e punimos as pessoas. É interessante que a sociedade encaminhe ao Ibama, para que possamos chegar aos infratores”. O chefe da Fiscalização, no entanto, ressalta que é possível realizar a venda de animais, desde que estejam nos moldes legais.

De acordo com dados do Ibama, as infrações envolvendo animais foram as mais numerosas, com 157 casos. Três municípios ficaram com as maiores incidências: Fortaleza (31), Parambu (20) e Aracati (16).

Fonte: Tribuna do Ceará

Nota da Redação ANDA: Capturar  e vender só é considerado crime ambiental somente se o responsável não tiver licença ou se o ato for realizado de forma irregular. Apesar de pessoas serem multadas diariamente por “posse” ilegal de aves, esses animais também são vendidos, de maneira legalizada, normalmente em pet shops, dentro de gaiolas onde permanecem por toda sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário