segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Como ajudar o animal que tem medo de trovões.

                                                                                                         Foto: Divulgação
Quem já presenciou um dia de tempestade com o bichinho casa sabe que esta não é lá uma situação muito fácil. Muitos deles acabam ficando nervosos diante de relâmpagos e barulho intenso de trovões.
Mas por que isso acontece? Segundo a veterinária Ceres Faraco, doutora em psicologia e especialista em comportamento animal, aquela bagunça que os animais fazem, as tentativas de fuga e os ganidos na hora da tempestade são uma resposta normal do comportamento canino, uma vez que o barulho simboliza a eles o indício de uma situação ameaçadora.
Além disso, a fobia de trovão pode ter diversas outras motivações, desde hipersensibilidade na audição até herança de uma experiência traumática sofrida enquanto filhote. Ou seja, se o seu bicho não foi socializado ao ambiente humano corretamente, maiores são as chances dele apresentar comportamento inadequado diante de tempestades.
É possível ajudar seu amigo peludo
O problema tem tratamento.
- É preciso levar o animal ao veterinário para fazer um diagnóstico das questões envolvidas. A agitação do cão na hora de um temporal pode ser originária, também, de uma deficiência sensorial no canal da audição, o que pode ser resolvido com medicação indicada – salienta a especialista.
Entretanto, na maioria dos casos, a solução é expor o animalzinho o menos possível àquela situação de estresse.
Procure vedar a entrada da claridade dos relâmpagos para o local em que o animal se encontra e coloque neste ambiente outros ruídos que possam distrair o bichinho do som que vem da rua. Alguns se distraem com música ou som de televisão.
Dicas importantes
* Torne a situação natural e não agrade ou acaricie o animal para deixá-lo calmo.
* Não mostre que a tempestade é algo anormal. Procure agir com tranquilidade diante do bichinho.
* Preste atenção nos sinais fisiológicos dele. Batimentos cardíacos acelerados, salivação e respiração ofegante são sinais de medo.
* Deixe-o agir por conta própria, pois, na maioria das vezes, ele está somente manifestando seu instinto de defesa.
* Na repetição excessiva da situação, procurar um veterinário.

Fonte: Bicharada

Nenhum comentário:

Postar um comentário