segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Por causa da seca, pirarucus precisam ser resgatados na Ilha do Bananal (TO)

A corrida contra o tempo dos brigadistas na Ilha do Bananal, ao sul do Tocantins, não é para apagar o fogo, mas salvar centenas de pirarucus que estão morrendo por causa da seca. Na ilha, os peixes ficam presos nas milhares de lagoas que se formaram por causa da estiagem. A missão dos brigadistas indígenas é resgatar os peixes que podem entrar em extinção.

Seca baixa nível dos rios e peixes precisam ser resgatados (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

“A gente se deparou com o lago e o lago estava completamente cheio de peixes morrendo. Você olhava para dentro do lago e via os peixes com as cabeças de fora procurando oxigênio. E é uma imagem chocante. A gente pega, para e diz ‘e agora o que vamos fazer’?”, disse o xerente Pedro Paula da Silva Gomes.
Após o resgate, os peixes são transportados em um tanque na carroceria de uma camionete, depois sao devolvidos para um rio mais próximo. Em uma semana, mais de 300 foram salvos.
No período de chuva, metade dos 20 mil quilômetros quadrados da Ilha do Bananal fica debaixo d’água. Com a estiagem mais de três mil lagoas se formaram. São tantas, que nem sempre o socorro chega a tempo. Em alguns locais de difícil acesso, onde a água era abundante, é possível ver as carcaças dos peixes.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário