terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Consumo de carne provoca resposta imunológica e aumenta o risco de câncer



Os seres humanos enfrentam um risco aumentado de câncer como resultado de comer carne, enquanto animais carnívoros não sofrem deste problema, mas os cientistas não sabiam bem o porquê. Embora não haja uma abundância de teorias que tentam explicar efeitos nocivos da carne, evidências concretas ainda era escassas.

Isto levou os pesquisadores da Escola de Medicina de San Diego, na Universidade da Califórnia, a investigar o possível papel na formação de tumores de um açúcar chamado Neu5Gc, que é naturalmente encontrado na maioria dos mamíferos, mas não em seres humanos.

O Neu5Gc foi encontrado em níveis elevados em tecidos cancerosos. Quando os pesquisadores mediram a quantidade de Neu5Gc em vários alimentos, descobriram que a carne vermelha tinha níveis particularmente altos. Carne de vaca, bisão, porco e cordeiro tinham a maior quantidade do açúcar, provando que produtos de origem mamífera como estes são as principais fontes de Neu5Gc na dieta humana. A molécula foi reconhecida também por ser bio-disponível, o que significa que pode ser distribuída nos tecidos por todo o organismo através da corrente sanguínea.

Os pesquisadores trabalhavam com a hipótese de que a ingestão de carne vermelha poderia conduzir a inflamação, já que o sistema imunológico do corpo está constantemente gerando anticorpos contra o açúcar dos produtos de origem animal, uma molécula estranha. A inflamação crônica é conhecida por promover a formação de tumores.

Lamentavelmente, foi feita uma investigação através da experimentação em camundongos. Os animais foram geneticamente modificados para não produzir o Neu5Gc, ficando mais “parecidos” com os seres humanos. Aqueles que receberam o açúcar pela alimentação e por injeções desenvolveram inflamação sistêmica e cinco vezes mais tumores do que camundongos que não receberam.

Os camundongos, no entanto, desenvolveram com maior frequência tumores no fígado, enquanto os seres humanos que comem carne apresentam maior propensão por desenvolver câncer de cólon, diferença esta que os cientistas não sabem porque ocorreu (resultado que mais uma vez demonstra a ineficácia da experimentação animal).

Fonte: Veggi & Tal

Nenhum comentário:

Postar um comentário