quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Serra Talhada ganha primeiro hospital veterinário gratuito de Pernambuco

A ONG Animal Feliz e o Centro de Controle de Zoonoses de Serra Talhada, sertão de Pernambuco parabeniza a ação da Prefeitura Municipal que está inaugurando e finalizando a instalação do primeiro hospital veterinário público do Estado. O anúncio da construção da nova instalação foi feito pelo prefeito Luciano Duque em setembro de 2014. As informações são da Prefeitura de Serra Talhada.

O fato ganhou destaque, principalmente na mídia local, uma vez que Luciano Duque se antecipou a Geraldo Júlio, prefeito de Recife, que já havia prometido uma instalação no mesmo perfil, mas sem previsão de conclusão.

A inauguração, considerada um conquista por ONGs e protetores animais, funcionará no Centro de Zoonoses, às margens da BR 232. Sob a responsabilidade do Dr. Jackson Tenório, veterinário responsável pelo CCZ, os animais resgatados em toda região receberão tratamentos idênticos aos oferecidos nos hospitais privados.

O local passou por reforma e ampliação e no centro veterinário inaugurado será possível a realização de exames, procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios. O centro contará também com serviços inéditos na região como sala de parto, raio-X e ultrassonografias.

Também foi criada uma parceria com a ONG Animal Feliz, que receberá uma sala no local e será responsável por ajudar na triagem dos animais resgatados e na adoção dos animais tratados e considerados sadios.

Segundo entrevista à assessoria do Governo Municipal de Serra Talhada, Ivan Rui Rodrigues de Lima, presidente da ONG Animal Feliz, não esconde a emoção. ” É uma grande vitória. Foi a maior parceria que poderíamos ter feito, agora, depois de quase 10 anos de existência, estamos podendo de fato acudir os animais abandonados, dando um tratamento carinhoso e atencioso a estes nossos pequenos amigos”, afirma.
O hospital, inaugurado no último dia 30 de janeiro, já se encontra em funcionamento e estará disponível para atendimentos das 7h às 13h, de segunda à sexta. Ainda segundo nota oficial, como parte do projeto de proteção animal da cidade, animais em situação de abandono serão resgatados castrados e disponibilizados para adoção.

Serra Talhada e a proteção animal

O Centro de Controle de Zoonoses de Serra Talhada tinha como função apenas retirar das ruas animais doentes e feridos. Parte da demanda para ajudar animais em situação de abandono e maus-tratos era suprida pela ONG Animal Feliz e por protetores animais independentes. Ivan Rui Rodrigues acredita que a nova postura da prefeitura em relação aos animais é um avanço que trará benefícios a todos. “Nós (da ONG) há anos já vínhamos fazendo o trabalho de cuidado de animais atropelados, de cadelas recém paridas, mas tínhamos de levar para nossas residências, não tínhamos espaço apropriado, agora temos”, afirma o protetor animal durante entrevista ao portal Caderno 1.

Nota da Redação: Nós da Redação consideramos a atitude da Prefeitura de Serra Talhada, PE, louvável e um exemplo a ser seguido em todo Estado, principalmente pela capital, Recife, que em 2012 inaugurou a Secretaria dos Direitos Animais de Recife (SEDA) sob o mandato do prefeito Geraldo Julio, órgão que até hoje é uma pasta questionada por ONGs e protetores animais da cidade, devido a sua omissão e ineficiência. Desejamos que mais iniciativas como essa surjam não apenas em todo o estado de Pernambuco, como também no restante do país.



Abaixo-assinado Hospital Veterinário Público em Belo Horizonte, assine a petição no link abaixo:


Este abaixo assinado tem a finalidade de movimentar o órgão de Saúde Municipal da Capital para a criação de um Hospital Veterinário Público em Belo Horizonte.
 

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário